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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Como evitar que sua liderança leve sua equipe ao fracasso
Infelizmente, em muitas empresas brasileiras, ainda existe um modelo de gestão autocrático (onde o chefe manda e o empregado obedece, sem poder reclamar), com líderes autoritários e que não tem a menor noção do que é liderança. Estes “líderes” acham que sabem absolutamente tudo, não aceitam a opinião de ninguém e são pessoas de difícil relacionamento.
Os “líderes” autoritários costumam abusar muito de seu poder. Não deixam os colaboradores participarem de absolutamente nada, toma as decisões de seu próprio jeito, sem se importar com nada nem ninguém. Isso causa uma relação muito ruim no ambiente de trabalho, pois o subordinado não consegue ter nenhum tipo de proximidade eficiente com o chefe, com exceção dos eternos puxa-sacos.
Nestes casos, resta ao subordinado ficar em silêncio, temendo uma demissão, principalmente se ele realmente precisa muito do emprego. E a pessoa fica eternamente insatisfeita com o trabalho. Empresas com esse tipo de chefe, que não aplica o conceito do que é liderança tendem a ter uma alta rotatividade. E, empresas que tem líderes autocráticos não conseguem produtividade nem eficiência suficientes de seus funcionários.
8 Problemas gerados aos colaboradores
por líderes autocráticos
Falta de reconhecimento profissional, gerando ressentimento e insatisfação;
Desânimo;
Baixa produtividade dos colaboradores;
Relacionamento ruim entre o líder autocrático e o colaborador;
Ambiente de trabalho ruim;
Estresse alto;
Falta de perspectiva profissional;
Alta rotatividade de funcionários;
Por isso, esse modelo de gestão autocrático está com os dias contados, pois…
Nenhuma empresa quer contratar e treinar um talento em potencial
para depois perdê-lo para a sua concorrência!
Além disso, este é um modelo totalmente ineficiente nos dias atuais, onde um bom relacionamento entre líderes e subordinados é de extrema importância para as organizações, para que as metas possam ser alcançadas de forma saudável e satisfatória, contribuindo para o sucesso do modelo de trabalho e da empresa no mercado, que está cada vez mais competitivo.
Felizmente muitas empresas brasileiras já perceberam que esse tipo de gestão é ineficiente e cada vez mais vem valorizando profissionais que sabem o que é liderança e que saibam se relacionar de uma forma satisfatória com os seus colaboradores e superiores. Finalmente, elas entenderam que é necessário valorizar o esforço e a habilidade de cada um, para que a equipe esteja sempre motivada e que o trabalho seja bem planejado, executado e reconhecido, tanto pela empresa, quanto pelo mercado.
E quem nunca teve um chefe desses?
Uma outra característica não mencionada e essencial de qualquer líder é saber controlar suas emoções em momentos complicados. Nós preparamos uma ferramenta de auto-avaliação perfeita para identificar se você tem o que é necessário para controlar suas emoções.
Este artigo foi uma cortesia do Instituto Oceana de Desenvolvimento Humano, dirigido pelo Life Coach Rodrigo Santiago
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